DACHSHUND (TECKEL) - A raça

História:
Existiu no antigo Egito uma raça de espinha dorsal comprida e patas curtas, orelhas longas, porte elegante e com aproximadamente 14 quilos, retratada em gravuras. Acredita-se que esse cão seja o antepassado do Dachshund que, em alemão, significa "cão texugo". A Rainha Vitória, da Inglaterra, era apaixonada pela raça, encontrada também em outras cortes reais da Europa.

Origem: Alemanha
Porte: Pequerrucho

O Dachshund, que no Brasil é chamado oficialmente de Teckel, é comprido, musculoso, compacto, de corpo baixo, e encontrado em cinco variações: duas de peso e três de pêlo.

Há dois tamanhos de Dachshund: o standard, que pesa entre cinco e dez quilos, e o miniatura (toy), com menos de cinco quilos.

Existem, também, três tipos de pelagem: pêlo liso, curto, espesso e brilhante; pêlo duro, áspero, com barba e subpêlo fino; e pêlo longo, comprido, fino e brilhante. Sua cor pode ser castanho-avermelhada,
preta e caramelo ou azul, classificação dada ao preto mais acinzentado.

Quem tem um cão desta raça deve evitar que ele salte de certas alturas, por causa do seu torso comprido. Também é preciso controlar sua gula para que não se torne obeso quando adulto.

Em geral, o Dachshund faz buracos na terra para enterrar brinquedos ou ossos. As cadelas também cavam para preparar o ninho dos filhotes. O faro é bastante apurado, por causa do instinto caçador.

O proprietário deve impor certa disciplina e reprimir o animal sempre que ele fizer coisas inadequadas, já que dispõe de muita energia para brincar e fazer bagunça. Leal, valente e amoroso, não gosta de ficar sozinho.

Delícias que eu achei no fotoblog do uol.... váaaaaaaarios iguais !

Nenhum comentário: